Você se sente vivendo no piloto automático, atendendo às demandas da vida, mas deixando suas próprias necessidades de lado? Se você é uma pessoa que dedica muito tempo à família e/ou ao trabalho, sabe como a pressão pode ser constante. O resultado? Estresse, cansaço emocional e a sensação de que as coisas estão fora do seu controle.
A vida adulta exige muito da gente, e por isso é importante ter resiliência e encontrar momentos para cuidar de si mesmo, principalmente depois de um dia puxado. Mas por vezes falhamos nesse objetivo, por desvalorizar as nossas necessidades.
Esse ciclo de deixar as próprias vontades e desejos de lado pode ter um impacto direto na sua saúde mental, emocional e física. Cuidar de si mesmo não é egoísmo, mas sim uma necessidade.
Reservar momentos de qualidade para você pode reduzir o estresse, melhorar sua disposição e até fortalecer as relações com quem você ama.
o que é tempo de qualidade?
Tempo de qualidade é aquele momento em que você está 100% presente, seja sozinho ou com outras pessoas. É diferente das atividades rotineiras ou das distrações do dia a dia, como ficar preso ao celular.
Esse tipo de tempo envolve fazer coisas que realmente recarregam suas energias, como ler um livro, caminhar ao ar livre, fazer uma receita nova ou ter conversas interessantes com seus amigos.
Quando você investe nesses momentos, consegue aliviar a sobrecarga e restaurar o equilíbrio emocional.
não consegue encontrar tempo para si mesmo?
As pessoas que dividem o seu tempo com trabalho, projetos pessoais, tarefas de casa e que ainda tem que cuidar de filhos ou pais idosos, frequentemente experimentam ansiedade, estresse e aquela sensação de que nunca estão fazendo o suficiente.
Nesta tentativa de dar conta de tudo, você pode achar que deve estar sempre disponível, pois é uma prova de amor ou comprometimento. Pensamentos como – “Minha família precisa de mim o tempo todo”. Afeta o próprio autocuidado, que quase sempre é deixado de lado, na dificuldade de dizer não e na sobrecarga de responsabilidade.
Outra situação comum é o esgotamento causado pelo excesso de trabalho. Muitas vezes, a saúde é negligenciada, resultando em hábitos prejudiciais como a má alimentação, a privação de sono e o isolamento social.
São comuns ter pensamentos como – “As contas não vão se pagar sozinhas”, “Se eu não fizer, ninguém fará direito”, e que apenas aumentam a sensação de urgência, afastando ainda mais momentos únicos com pessoas que você gosta e poder tirar um tempo para si mesmo.
A dificuldade em priorizar o próprio bem-estar está frequentemente ligada a crenças pessoais e sociais, que nos leva a busca pela perfeição da família ideal, da carreira bem-sucedida ou qualquer outro aspecto da vida. Além disso, o senso de responsabilidade por alguém ou algo pode gerar o medo de falhar como pai, mãe ou profissional.
Somado a isso, há também o receio de parecer egoísta ao colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar. Com o tempo, essa dedicação extrema se transforma em hábitos prejudiciais, criando uma falsa sensação de controle e segurança comprometendo a saúde.
e como a terapia ajudou meus clientes a recuperar seu bem-estar?
No trabalho com uma cliente de 45 anos, casada, mãe de dois filhos e autônoma, um dos objetivos foi ajudar com sua sobrecarga, ansiedade e baixa autoestima. Ela estava tão dedicada ao trabalho e à família que se esquecia de cuidar de si mesma, vivia ansiosa para dar conta de tudo e de todos.
Com a terapia, ela aprendeu a se colocar em primeiro lugar, se distanciou de companhias que a machucavam, lidamos com seu sentimento de culpa, retomamos as atividades que a faziam feliz, como praticar esportes, ouvir música e aprendeu a dar importância a momentos sozinha. Hoje, ela se sente mais confortável, tranquila, capaz de cuidar de quem ama, sem abrir mão de cuidar de si mesma.
Outro exemplo é o de um homem de 30 anos, casado, que se sentia esgotado por trabalhar sem parar, negligenciava sua saúde não se alimentando bem e dormindo pouco pelo excesso de tela, seu relacionamento de certa forma era afetado por isso.
Na terapia trabalhamos a sua ansiedade e bem estar. Aprendendo a desconstruir certas exigências que não faziam sentido, a usufruir melhor do seu tempo de lazer, a reduzir suas a autocobranças e o tempo de tela do celular. Com o nosso trabalho, desapegou de exigências que tinha com ele mesmo e aprendeu a priorizar de forma equilibrada, o tempo que passava com sua esposa, gato e com ele mesmo.
os benefícios de priorizar o seu bem-estar
dicas para aumentar seu bem-estar
Cuidar de si mesmo não é luxo, é uma prioridade. Quando você investe tempo naquilo que te faz bem, ganha mais equilíbrio, energia e qualidade de vida.
Se você sente que está difícil começar ou precisa de ajuda para encontrar esse equilíbrio, a terapia pode ser o primeiro passo. Entre em contato para tirar suas dúvidas.
Este conteúdo é informativo e não substitui uma avaliação profissional. Em caso de dificuldades emocionais ou psicológicas, procure um profissional de saúde. Os exemplos são ilustrativos, baseados em situações comuns, com nomes e dados demográficos omitidos para garantir sigilo. O objetivo é mostrar a importância de priorizar seu tempo com qualidade e como a terapia pode ajudar.